Cinco pilares para colocar a vida em ordem.
Verdade seja dita, é um grande desafio para as Mães ter uma vida organizada em todos os seus aspectos.
Afinal, são tantas demandas que a gente acaba se perdendo mesmo e às vezes quando se dá conta a desordem já tomou conta.
É interessante que sempre focamos na organização exterior e muitas vezes nos frustramos por não conseguir manter a ordem por muito tempo.
Antes de partir pro mutirão de organização e deixar a família inteira estressada, é importante dar um passinho atrás e refletir sobre algumas coisas que são fundamentais para termos uma vida ordenada.
A primeira coisa que precisamos saber é que para se organizar, cada coisa tem que ter o seu lugar. Tudo que não tem um lugar determinado irá ficar em qualquer lugar e irá gerar desordem.
Dito isso, vamos usar os ensinamentos de Francisco José de Almeida, em seu livro “A virtude da ordem” (Ed. Quadrante), do qual eu já falei neste post aqui “9 motivos para as mamães investirem em planejamento”.
Existe uma ordem de prioridade que precisamos seguir para ordenar a nossa vida e antes de ordenar o exterior é preciso ordenar o interior.
Primeira Prioridade ou Pilar: Deus
Ordenar o nosso interior é ordenar os nossos pensamentos, dar nome e lugar aos nossos sentimentos, investir no nosso autoconhecimento.
E aqui é fundamental investir na nossa vida de oração, na nossa vida de intimidade com Deus. Só Ele pode iluminar os nossos pensamentos, inspirar os nossos sentimentos e educar os nossos comportamentos através do Espírito Santo e do nosso empenho.
Como já dizia Santo Inácio de Loyola: “Aja como se tudo dependesse de você, sabendo bem que, na realidade, tudo depende de Deus”.
A vida de oração nos aproxima de Deus e portanto da nossa essência, do nosso “para quê”. Ninguém melhor do que aquele que nos criou para nos conduzir.
A vida de oração nos alinha com nosso propósito e nos dá mais clareza para decidirmos os próximos passos.
Segunda Prioridade ou Pilar: Família
Aqui está um ponto importantíssimo principalmente para as mamães que trabalham fora. Muitas vezes as exigências de produtividade, de alcance de metas, de horas extras e as cobranças profissionais nos fazem inverter as prioridades e trocar os pilares de lugar, deixando a família para terceiro e às vezes até quarto e quinto plano.
As consequências: estresse, esgotamento físico e mental, filhos rebeldes, esposo ausente, conflitos diários por motivos tolos e mais uma série de outras “desordens” que experimentamos no nosso dia a dia.
Aí você pode pensar: “É fácil falar, difícil é viver”. Concordo plenamente com você e posso afirmar que é muito mais difícil quando as prioridades estão invertidas.
Por isso, vale dar uma atenção toda especial para verificar se as suas prioridades estão em ordem. Se os pilares mais fortes estão realmente onde devem estar para sustentar a sua vida.
Terceira Prioridade ou Pilar: Trabalho
Agora sim é hora de falarmos de trabalho, mas de forma saudável, ocupando o lugar que deve ocupar em nossa vida, sem desordenar tudo por falta de limites e de firmeza.
Trabalhe com afinco e responsabilidade, mas não deixe que o trabalho desordene a sua vida e te impeça de viver momentos de paz e tranquilidade junto dos seus.
Aqui vale reforçar que, somente através de uma vida de oração fecunda e do investimento em autoconhecimento, poderemos entender quais os medos, fugas e intenções nos fazem colocar o trabalho acima dos pilares mais importantes da nossa vida e inverter a ordem de prioridades.
Quando cada coisa tem o seu lugar e não estão nele o desequilíbrio é inevitável.
Quarta Prioridade ou Pilar: Sociedade
A vida em sociedade nos impõe alguns deveres e obrigações que precisamos cumprir, pois fazemos parte de um todo que é impactado por cada uma de suas partes.
Mas atenção, tem coisas que a sociedade quer nos impor que estão totalmente em desacordo com os nossos valores e que geram um desequilíbrio por si só, colocando em risco o bem estar social. Aja sempre de acordo com a sua consciência e seus valores.
É muito importante que sejamos luz por onde passarmos e que como dizia Madre Teresa de Calcutá “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”.
Somos seres sociais e precisamos dos relacionamentos para nos sentirmos realizados. Cultivar bons relacionamentos e ter uma vida social ativa nos ajuda a equilibrar as outras áreas da nossa vida. Só não podemos colocar essa prioridade na frente das outras.
Quinta Prioridade ou Pilar: Descanso/Lazer
Precisamos relaxar e dar tempo para que nosso corpo e nosso cérebro recuperem as energias.
Precisamos destes momentos de descanso e lazer para aumentar nossa intimidade com nossa família, para trazer leveza para nossa rotina e para trazer novas inspirações e melhorias para nossa vida.
Um erro muito comum que cometemos é tirar da nossa rotina os momentos de descanso e lazer por conta do trabalho, ou por conta do corte de despesas, ou até mesmo por conta de compromissos sociais que assumimos sem querer assumir.
Quanto tempo faz que você não tem um tempo de descanso e de lazer com você mesma ou com sua família?
Programe estes momentos e perceba como você se sente melhor e mais produtiva depois deles. Às vezes a gente acha até solução de problemas difíceis nestes momentos.
Cada coisa no seu lugar
Lembre-se sempre que para se organizar, cada coisa tem que ter o seu lugar. E você não conseguirá ordenar a sua vida enquanto estes pilares não estiverem na sua ordem de prioridade.
Não precisa colocar tudo em ordem de uma vez só. Comece acertando as prioridades e agindo em cada uma delas, você vai ver resultados que até então não conseguiu ter.
Um grande abraço,
Cristiane Simões
Coach, Palestrante e Mentora de Mães

