É possível conciliar maternidade e vida profissional

Compartilhe

A maternidade traz consigo grandes desafios e um deles é o de conciliá-la com a vida profissional.

Infelizmente, a maioria das mães não pode se dedicar exclusivamente ao cuidado dos filhos.

Ou porque é preciso complementar a renda familiar e em muitos casos a renda da mãe é a renda principal.

Ou porque para muitas mães não é emocionalmente saudável abandonar a vida profissional, que de algum modo lhes traz realização e felicidade.

Em ambos os casos, o desafio para harmonizar estes papéis e não se sentir nem culpada e nem incompetente é bastante grande.

Talvez você passe por isso no seu dia a dia, ou muito provavelmente conhece alguém que passe.

O que fazer para superar este desafio?

O método CESI pode te ajudar.

São 4 passos que irão transformar seu dia a dia e te livrar da culpa e do sentimento de incompetência:

Passo 1: Conheça a si mesma. Seu temperamento, suas forças e fraquezas, suas alegrias e tristezas, suas expectativas e medos, o que te move ou te paralisa, o que te irrita ou te alegra, enfim, você é a peça principal nesse processo e é fundamental que se conheça.

Conheça também seu marido e filhos. O temperamento deles, a melhor forma de se comunicar com eles, as forças e fraquezas, enfim, é importante conhecer o outro para nos relacionarmos bem com ele.

Conheça também seus colegas de trabalho, principalmente aqueles que têm uma relação profissional mais próxima, é importante saber com quem você está dividindo uma boa parte do seu tempo e com quem você pode contar.

Passo  2: Envolva-se e envolva os outros nas atividades do dia a dia. É importante que o outro se sinta útil e importante para nós, e isso acontece quando os envolvemos nas nossas atividades e nos envolvemos nas deles. Até mesmo a limpeza da casa pode ficar mais leve se todos estiverem envolvidos, mas cuidado, nada de estressar e criar uma guerra ao invés de envolvimento.

Seus filhos vão ficar bastante felizes se você se envolver nas atividades deles, entender o que eles gostam de assistir, jogar, ler, isso vai aproximá-los ainda mais de você.

Passo 3: Simplifique! A vida já é complexa demais para ficarmos achando pelo em ovo. Olhe para as atividades do dia a dia e se pergunte: Como eu posso simplificar isso?

Às vezes achamos que precisamos fazer grandes malabarismos para dar conta de tudo, quando na verdade tem muita coisa que pode ser simplificada no nosso dia a dia. Observe sua rotina e você vai ver quanta coisa tem aí para ser simplificada.

Passo 4: Inspire! Nossos filhos estão aprendendo o tempo todo conosco. E aprendem muito mais com as nossas atitudes do que com nossas palavras. Portanto, cuide das suas atitudes!

Queira ser inspiração para os seus filhos. Use seu poder de mãe para influenciá-los positivamente. Se você tomar a decisão de ser inspiração para eles, você vai experimentar grandes mudanças na sua vida.

Não tem nada mais gratificante do que ver o olhar de admiração dos nossos filhos e suas demonstrações de afeto para conosco.

Mão na massa!

Estes 4 passos vão te ajudar a iniciar o processo de mudança, mas muitas vezes precisamos de ajuda para dar continuidade ao processo e manter a constância. Para isso conte comigo, eu posso te ajudar a conquistar a harmonia entre maternidade e vida profissional.

Entre em contato comigo e agende agora mesmo sua primeira sessão de harmonização, você vai se surpreender com os resultados.

Se fez sentido para você, compartilhe para que possa ajudar muitas mães.

Leia mais

A chave para a educação dos filhos
Educação

A chave para a educação dos filhos

Hey, Mamães e Papais! Vamos falar sobre algo sério e super importante: a presença de vocês na educação dos filhos. Sim, eu sei que a

Rolar para cima