
Com estes 5 passos, espero te ajudar a diminuir o estresse, melhorar seu relacionamento com os filhos e ter mais qualidade de vida.
Estes são os 5 passos:
- Preparar o emocional
- Estimular a Aprendizagem
- Incentivar a Prática
- Treinar a repetição
- Ensinar a ensinar
Eles são baseados no Ciclo da Maestria que eu aprendi na minha Formação de Coaching com PNL. Na minha experiência de Coach e Mãe, percebi que aplicar estes passos na Educação dos meus filhos, tem resultados muito positivos. Então, decidi compartilhar com você!
Curiosa para saber como aplicar isso no dia a dia? Então, vamos lá!
Quero começar com a origem e definição de Educação. Educação vem do latim “educare” que significa “extrair, tirar”. Educar é extrair o melhor do outro.
Este é o primeiro ponto que precisamos entender. Educar é extrair o melhor dos nossos filhos, não é enclausurá-los dentro de padrões que os impede de ser o melhor que eles nasceram para ser. Nossos filhos tem um potencial extraordinário e nós precisamos ajudá-los a transformar toda essa potencialidade em realidade.
E antes de entramos nos 5 passos, gostaria que você refletisse um pouco sobre isso. Você tem estimulado ou podado o potencial dos seus filhos?
Independente da resposta, você pode se autoaplicar estes 5 passos, para melhorar a sua autoestima e consequentemente sua forma de educar.
Passo 1 – Preparar o emocional
O estado emocional importa sim, porque ele tem o poder de afetar nossas capacidades, o nosso desempenho depende dele, ele interfere em tudo na nossa vida.
Preste atenção no comportamento dos seus filhos e no estado emocional deles. Não adianta nada tentar ensinar algo a eles em meio aos gritos e a irritação, este estado emocional não irá permitir que ele aprenda.
Quando for ensinar algo a ele, prepare primeiro o ambiente emocional, certifique-se de que existe tranquilidade, confiança, entusiasmo, desta forma ele estará aberto para te ouvir e o respeito e a admiração irão aumentar entre vocês.
Passo 2 – Estimular a aprendizagem
Estimule seu filho a aprender algo novo todos os dias e valorize o que ele gosta. Com direcionamento eles podem aprender muito através dos filmes que assistem, das brincadeiras que fazem, dos jogos, dos vídeos. Estimule a criatividade, o pensamento crítico, a visão do todo, dê espaço para que ele te conte sobre o que está aprendendo.
Se interessar pelos gostos deles irá aproximar ainda mais vocês e melhorar muito o relacionamento.
Passo 3 – Incentivar a prática
Incentive seus filhos a colocarem os aprendizados em prática. A prática é a mãe da realização e se eles são estimulados desde pequenos a agir, isso estimulará neles o empreendedorismo, irá tirá-los da passividade de ficar esperando que as coisas caiam do céu. Irá ensiná-los sobre a responsabilidade que tem sobre os resultados que querem alcançar. Deixe-os errar e não puna-os pelos erros, mas ajude-os a aprender com eles.
Passo 4 – Treinar a repetição
Já disse que a prática é a mãe da realização e praticar nada mais é do que repetir um processo, uma atitude, um comportamento até que entre no nosso piloto automático. Estimule seus filhos a desenvolverem hábitos saudáveis, que irão fortalecê-los e prepará-los para ser tudo aquilo que eles tem potencial para ser. Nem sempre as coisas dão certo na primeira tentativa, ajude-os a melhorar os resultados fazendo os ajustes necessários e repetindo o processo. Você se tornarão parceiros de vida!
Passo 5 – Ensinar a ensinar
Nosso cérebro retém 95% do conhecimento quando ensinamos aos outros. Estimule seus filhos para que ensinem aquilo que aprenderam. Seja uma boa aluna e ouça com atenção aquilo que eles estão dizendo. Ensinar estimula a empatia, a generosidade e ainda aumenta a retenção de conhecimento.
O que achou deste conteúdo? Fez sentido para você?
Me conte aqui nos comentários porque valeu a pena ler esse artigo?
Aproveite para compartilhar com as amigas que precisam ser ajudadas com esses 5 passos.

